17 de novembro de 2011

Jovem cientista revoluciona a forma de captar energia solar

É de exemplos como este que o mundo precisa.
Falar é fácil, quero ver trazer novas soluções!
Pra mim, ser contra Belo Monte e continuar consumindo e poluindo como louco é hipocrisia.


***



A invenção de um menino de 13 anos pode modificar a forma como coletamos energia solar nos dias de hoje. Aidan Dwyer, um rapazinho americano, bolou uma maneira de organizar os painéis solares que garante um melhor aproveitamento da luz e, assim, uma maior produção de energia. Semelhante a uma pequena planta, o invento do menino aumenta a eficiência do mecanismo entre 20% a 50%.

Instigado pelo mecanismo utilizado pelas árvores para absorver luz solar, Dwyer teve uma ideia que lhe rendeu o prêmio de Jovem Naturalista, concedido pelo Museu Americano de História Natural. A atual maneira de gerar energia através da luz do sol consiste em arranjar os painés solares horizontalmente, ao contrário do sistema bolado pela própria natureza. Após estudar durante algum tempo, o menino decidiu montar em um suporte vertical pequenos painéis, de forma que estes ficassem organizados como folhas em galhos. E funcionou.


Fonte: Kadoo




Aidan Dwyer (Foto: Reprodução)

E você? Vai fazer a diferença? Querem fazer campanha contra Belo Monte? Então usem menos energia.
A eólica vai cobrir uma pequena parte no nordeste, em lugares onde há bastante vento, e só. Para energia solar não há ainda tecnologia nacional para fabricação de placas fotovoltaicas em forma de árvores... Apesar de existir tecnologia americana avançadíssima, teríamos que comprar deles e modificar TODO o padrão das casas no Brasil. E a demanda industrial? Já pensaram que é por causa dela que mais se está interessado em produzir energia hidrelétrica? Mas a pergunta fica no ar... Você, cidadão, é capaz de abrir mão de energia 24 h por dia? É capaz de se adaptar aos ciclos da natureza? É capaz de modificar o padrão energético de sua casa, o padrão de sua vida? Ou você está só repetindo um bla bla bla Global?


Afinal... Querem transformar o país num manicômio virtual ou contribuir de forma real e prática para que ele seja uma Nação ?

(Nayre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário